terça-feira, 25 de outubro de 2011

O Objeto Mesh

Um objeto Mesh representa um modelo discreto: um conjunto de geometria que é independente e normalmente bastante pequeno em relação ao mundo virtual em que se insere. Objetos Mesh têm o intuito de representar objetos móveis e não são utilizados para representação da geometria plana extensa, geralmente usada para criar backgrounds.

Objetos Mesh são um tipo de recurso gerenciado pelo MeshManager. São normalmente carregados a partir do formato de objetos OGRE, .mesh. Arquivos .mesh são geralmente criados pela exportação de alguma ferramenta de modelagem 3D.

É possível criar meshes manualmente através da chamada ao método MeshManager::createManual. Assim, o programador pode ele mesmo definir a geometria do objeto mas isso está fora do escopo desta postagem.

Objetos Mesh são a base para os objetos móveis individuais no mundo, que são chamados Entities (assunto da próxima postagem).

Objetos Mesh também podem ser animados através do uso de Skeletal Animation (que, provavelmente, também será um assunto abordado em postagens futuras).

Um comentário: