quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Scripts [Introdução]

Finalmente acabaram-se as explicações básicas sobre os principais objetos que trabalham para renderizar uma cena (qualquer que seja ela) no OGRE. Agora é hora de começar a estudar uma nova e empolgante funcionalidade: o uso de scripts!

Ainda não li muito sobre o assunto (no âmbito do OGRE) mas já vi, e escrevi nas postagens anteriores, que um diferencial no uso de scripts é que eles podem ser alterados enquanto a aplicação roda e as modificações são renderizadas em tempo real. Isto é, não é preciso ter todo aquele trabalho maçante e repetitivo toda vez que fizer uma alteraçãozinha de nada no código pra encerrar a aplicação, compilar e rodar tudo de novo! Isso torna o debug muito mais prático, rápido e eficiente.


Os scripts abordados no manual oficial do OGRE - e sobre os quais discorreremos a seguir - são os seguintes:
  • Material Scripts
  • Compositor Scripts
  • Particle Scripts
  • Overlay Scripts
  • Font Definition Scripts
Na última postagem da série do manual, vimos que overlays são elementos gráficos que se sobrepõem ao conteúdo da cena que é renderizada. Sendo assim, é sensato afirmar que alterar esses elementos através de scripts deve ser bastante produtivo - visto que overlays geralmente são menus que precisam de um design bem elaborado e funcional e poder alterá-los em tempo de execução representa um ganho representativo de tempo.

Vamos, então, ver do que se trata todos esses tipos de scripts!

Nenhum comentário:

Postar um comentário