segunda-feira, 24 de outubro de 2011

O Objeto RenderSystem

O objeto RenderSystem é, na realidade, uma classe abstrata que serve de interface para a API 3D subjacente. Ele é responsável pela chamada a operações de renderização da API e pela configuração das várias opções de renderização. A classe é abstrata por que toda a implementação é específica à renderização implementada por uma API: existem subclasses específicas para cada API de renderização (D3DRenderSystem para a Direct3D, por exemplo). Depois que o sistema é inicializado através da chamada a Root::initialise(), o objeto RenderSystem da API de renderização selecionada pode ser obtido pela chamada ao método Root::getRenderSystem().

Apesar disso, uma aplicação normalmente não precisa manipular o objeto RenderSystem diretamente - tudo que o programador precisa para renderizar objetos e customizar configurações está disponível em classes orientadas a cena como SceneManager, Material, etc. O objeto deve ser manipulado diretamente apenas quando se desejar criar múltiplas janelas de renderização (neste caso, janelas completamente separadas, isto é, não apenas diferentes janelas de exibição de uma cena - como num efeito split screen -, o que pode ser feito via funcionalidades da classe RenderWindow) ou acessar propriedades avançadas do objeto RenderSystem.

Pelas razões explicitadas no parágrafo anterior, o manual oficial do OGRE não aborda mais profundamente este objeto. Durante o estudo do manual, pode-se assumir que o SceneManager lida com todas as chamadas às funcionalidades de RenderSystem nos momentos apropriados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário